Página inicial > Temas > Marco Legal e Regulação > Instrumentos Econômicos para a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas

Tema: Marco legal e regulação

Modalidade: Presencial

• Representante em instância colegiada: Comitês de bacias, Conselhos, etc.
  • Servidor/ funcionário de órgão executivo: Nacional, Estadual, Municipal, Entidade Delegatária/Agência de Bacia.

Objetivos da aprendizagem: Transmitir conceitos teóricos e aplicados sobre microeconomia e economia de recursos naturais e recursos hídricos, capacitando a entender a lógica e fundamentos nos quais se baseiam os instrumentos econômicos para a gestão da água. Ao  final do curso espera-se que o aluno seja capaz de engajar e colaborar no desenho de instrumentos econômicos de gestão, incluindo estudos sobre tarifas, identificação de demandas e avaliação de custos de escassez.

• Diferença entre instrumentos de comando e controle e instrumentos econômicos
  • Conceitos fundamentais de microeconomia
  • Conceitos aplicados de economia aos recursos hídricos
  • Tipos de instrumentos econômicos
  • Utilização de instrumentos econômicos na gestão de recursos hídricos no Brasil e em outros países
  • Cobrança pelo uso dos recursos hídricos

Curso presencial, com material didático e exercícios.

Curso gratuito e aberto.

Data prevista: 21/06/2017, das 09 às 17h.

Local: Florianópolis – SC.