Página inicial > Temas > Educação e capacitação > V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA), e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) convidam para o V Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental para Gestão das Águas, a ser realizado nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2017, na Sala 1 da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC. (AV W5 - SGAS, 902, Bloco C), em Brasília – DF.

Os Encontros Formativos Nacionais de Educação Ambiental e para Gestão das Águas, instituídos por iniciativa da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM/CNRH),  constituem estratégia dialógica e formativa de fortalecimento da rede de educadores ambientais que atuam na gestão hídrica do país, integrando o processo formativo continuado e permanente, que é uma das Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos - PNRH para o próximo quadriênio. Este próximo Encontro em Brasília-DF será o quinto de uma série iniciada em 2009, em Salvador-BA, em 2011, em Bento Gonçalves-RS, em 2013 em Ouro Preto/MG e que teve continuidade em 2015 em São Pedro/SP.

A metodologia do V Encontro Formativo se propõe a fomentar discussões e reflexões que venham a contribuir com o Processo Cidadão, como um evento preparatório, no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, evento que será realizado em Brasília/DF em março de 2018.

Considerando a importância estratégica dos Conselhos Estaduais e dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão de águas no país, o programa IV do Plano Nacional de Recursos Hídricos e que as demandas estaduais apresentadas ao Programa PROGESTÃO e PROCOMITÊS apontam a Capacitação e Comunicação como prioridades, vimos convida-lo a participar do V Encontro formativo.

O público alvo do encontro é formado por presidentes de Câmaras Técnicas ou Grupos de Trabalho responsáveis por educação, capacitação, mobilização, comunicação social no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH; gestores de países que o Brasil compartilha águas responsáveis por educação ambiental, capacitação e mobilização com o tema água em seus países e atores relevantes para o Processo Cidadão do Fórum Mundial da Água por lideranças juvenis interessadas em participar da gestão das águas no Brasil; por servidores que atuam com educação nos órgãos gestores de meio ambiente e recursos hídricos estaduais e  pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA.

Ressaltamos que na impossibilidade de participação ou inexistência da referida Câmara, o Colegiado seja representado por membro cujas atividades estejam vinculadas com a Educação Ambiental voltada para a gestão hídrica.

Confira a programação em anexo.

Apresentações