Página inicial > Temas > Conservação, uso racional e sustentável da água > Avaliação de Equipamentos de Irrigação

Avaliação de Equipamentos de Irrigação

Tema: Conservação, uso racional e sustentável da água

Usuário/Empreendedor: atores para conservação e uso racional da água

Objetivos da aprendizagem:

Contribuir para a capacitação dos participantes quanto à avaliação de equipamentos de irrigação utilizados tendo em vista o aperfeiçoamento da eficiência de aplicação da água na produção agrícola e o seu uso racional.

• Vantagens econômicas da avaliação de equipamentos de irrigação;
  • Conceitos, parâmetros e critérios necessários para avaliação de equipamentos de irrigação com os principais problemas e respectivas soluções. Conceito de auditoria da irrigação;
  • Procedimentos, métodos e tecnologias tocantes à avaliação de equipamentos de irrigação nas condições locais do sistema água-solo-planta-clima com respectivas vantagens e limites; Características e os componentes dos diferentes sistemas de irrigação a ser abordado. Aspectos teóricos e práticos da hidráulica do sistema de irrigação;
  • Equipamentos para avaliação de sistemas pressurizados: especificações de manômetro, medidor de vazão ultrassônico e multímetros existentes no mercado e a utilização destes equipamentos; Técnicas de avaliação de sistemas de irrigação para definir a uniformidade de distribuição, eficiência da irrigação e eficiência energética; Indicadores de eficiência; Uso de planilhas simples e de softwares para as análises.
  • Procedimentos gerais de outorga de direito de uso de recursos hídricos para irrigação em rios de domínio da União e em rios de domínio dos estados em função da localização do curso.

Este curso é disponibilizado na modalidade a distância, via internet, por meio da plataforma Moodle. É um curso autoinstrucional (sem tutoria), ou seja, o aluno tem acesso livre ao material do curso, sem auxílio e/ou orientação de tutor.

O curso precisa ser realizado em até 3 semanas, conforme cronograma da turma.

Após o preenchimento da ficha, você receberá automaticamente um email de confirmação de inscrição.

Caso não receba, verifique se está correto o endereço de email fornecido.