Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Temas > Programas e Projetos > 3º Seminário Nacional do ProfÁgua
Início do conteúdo da página
 seminário Data.jpg
 
 

     Entre os dias 5 e 9 de agosto de 2019, a Agência Nacional de Águas (ANA) realizará em sua sede, em Brasília, o III Seminário Nacional do ProfÁgua, que é o programa de mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). O evento conta com a parceria da rede de universidades que oferecem o ProfÁgua e tem o objetivo de integrar alunos, professores, gestores e parceiros dos diferentes polos do mestrado. O encontro também busca identificar possibilidades de cooperação, avaliar o andamento do mestrado, definir diretrizes e metas para consolidação desta iniciativa e estabelecer bases para o fortalecimento da Rede Nacional do ProfÁgua.

     Durante o seminário os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e debater sobre conhecimentos teóricos e metodológicos dos diferentes projetos dos alunos do ProfÁgua.

     O programa de mestrado profissional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos tem como objetivo desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos que aprimorem as competências dos alunos para os desafios na gestão das águas. Estarão presentes mais de 200 alunos e professores dos 14 polos universitários que compõe o programa, os quais terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos e trocar experiências com os especialistas da ANA.

Os objetivos deste Seminário Nacional são:

i)    Propiciar o conhecimento e a integração entre alunos, professores, gestores dos diferentes polos do Prof-Água, e especialistas da ANA;
ii)    Promover a troca de experiências e debates sobre conhecimentos teórico-metodológicos dos diferentes projetos de pesquisa dos alunos;
iii)    Apresentar aos alunos os grandes temas de recursos hídricos em pauta na agenda nacional e internacional;
iv)    Estabelecer as bases para o fortalecimento da Rede Nacional do Prof-Água, notadamente por meio das tecnologias de informação e comunicação; e
v)    Avaliar o andamento do Prof-Água e as possibilidades para cooperação internacional e definir diretrizes e metas para a consolidação do Programa.

 

O ProfÁgua

O Prof-Água é uma parceria firmada entre a ANA e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior – CAPES/MEC, por meio de um  Termo de Execução Descentralizada – TED, nº 16/2015/ANA, SIAFI nº 685175, para a realização do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional, que atualmente está com 3 turmas de alunos, totalizando 448 alunos e terá vigência até 31 de dezembro de 2019.

Dentre as disciplinas contempladas no referido Programa, está a realização da disciplina obrigatória “MPA_006 SEMINÁRIO II (REDE NACIONAL/ CAPES E ANA)” onde os alunos têm a oportunidade de apresentar os projetos para professores e especialistas da ANA e receber contribuições para aperfeiçoamento dos trabalhos.

 

Universidades Associadas

 

Universidades associadas.PNG

 

 

Fim do conteúdo da página