Página inicial > Temas > Hidrologia e Qualidade da Água > XVI Curso de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: técnicas de medição

XVI Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: técnicas de medição

Tema: Hidrologia e Qualidade da Água

Modalidade: Presencial

• Profissionais da área de monitoramento dos recursos hídricos (brasileiros e estrangeiros)

Objetivos da aprendizagem: Capacitar engenheiros, hidrólogos e técnicos da área de recursos hídricos nas técnicas e metodologias utilizadas para os trabalhos de medição e de cálculo de descarga líquida em grandes rios.

• Noções sobre métodos de medições de descarga líquida: Barco não ancorado, Barco Ancorado e Acústico Doppler.
  • Apresentação das instalações do barco-escola e noções de segurança e navegação.
  • Elaboração de programas e rotinas de computadores para cálculo dos vários métodos de medições.
  • Conferência de seção de réguas.
  • Visita a uma estação pluviométrica e a uma Plataforma de Coleta de Dados – PCD.
  • Verificação do posicionamento dos observadores.
  • Execução da medição pelo Método do Barco não Ancorado. Exercícios com teodolito, sextantes e círculo hidrográfico. Cálculo de velocidade, distância e vazão.
  • Execução da medição pelo Método do Barco Ancorado. Prática de cálculo e de processamento de dados em computadores.
  • Execução da medição pelo Método do Acústico Doppler. Prática de cálculo e de processamento de dados em computadores.
  • Análise dos resultados obtidos pelos diferentes métodos.

O Curso é dividido em duas partes:

• aulas teóricas - essa parte do curso apresenta os principais conceitos e métodos de medição da descarga líquida em grandes rios.
  • práticas de campo - essa parte do curso é realizada na seção transversal da estação hidrométrica Manacapuru, rio Solimões. São abordados detalhadamente os diferentes métodos de medições.

O curso é gratuito, entretanto, as despesas com diárias e passagens deverão ser custeadas pelo interessado ou por sua instituição de vínculo empregatício.

Os alunos receberão, após a realização do curso, certificado de participação.

Serão oferecidas 36 vagas para profissionais brasileiros e estrangeiros da área de monitoramento de recursos hídricos.

Parceiros: Organização do Tratado de Cooperação Amazônica - OTCA, UNESCO, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Hidrométrica Ltda., COHIDRO, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas - SEMA.

Período de Inscrição: 12 a 30/06/2017

Data de realização: 24/08/2017 a 02/09/2017

Local: Manaus/Manacapuru

Fotos - XI Edição - 2012

Fotos - X Edição - 2011

Fotos - IX Edição - 2010

Fotos  - X Edição - 2009

Fotos - VII Edição - 2008

Para ter acesso à programação e mais informações, clique aqui.

LIsta dos selecionados