Página inicial > Temas > Hidrologia e Qualidade da Água > XVII Curso de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: técnicas de medição

XVII Curso Internacional de Medição de Descarga Líquida em Grandes Rios: técnicas de medição

Tema: Hidrologia e Qualidade da Água

Modalidade: Presencial

Período de Inscrição: De 11 de junho à 01 de julho de 2018.

Divulgação da seleçãoJá disponível (clique aqui)

Data de realização: De 23 de agosto a 1 de setembro de 2018.

Local: Manaus e Manacapuru - AM

Folder e Programação (clique aqui)

• Profissionais da área de monitoramento dos recursos hídricos (brasileiros e estrangeiros)

Objetivos da aprendizagem: Capacitar engenheiros, hidrólogos e técnicos da área de recursos hídricos nas técnicas e metodologias utilizadas para os trabalhos de medição e de cálculo de descarga líquida em grandes rios.

• Noções sobre métodos de medições de descarga líquida: Barco não ancorado, Barco Ancorado e Acústico Doppler.
  • Apresentação das instalações do barco-escola e noções de segurança e navegação.
  • Elaboração de programas e rotinas de computadores para cálculo dos vários métodos de medições.
  • Conferência de seção de réguas.
  • Visita a uma estação pluviométrica e a uma Plataforma de Coleta de Dados – PCD.
  • Verificação do posicionamento dos observadores.
  • Execução da medição pelo Método do Barco não Ancorado. Exercícios com teodolito, sextantes e círculo hidrográfico. Cálculo de velocidade, distância e vazão.
  • Execução da medição pelo Método do Barco Ancorado. Prática de cálculo e de processamento de dados em computadores.
  • Execução da medição pelo Método do Acústico Doppler. Prática de cálculo e de processamento de dados em computadores.
  • Análise dos resultados obtidos pelos diferentes métodos.

O Curso é dividido em duas partes:

• Aulas teóricas - essa parte do curso apresenta os principais conceitos e métodos de medição da descarga líquida em grandes rios.
  • Práticas de campo - essa parte do curso é realizada na seção transversal da estação hidrométrica Manacapuru, rio Solimões. São abordados detalhadamente os diferentes métodos de medições.

O curso é gratuito, entretanto, as despesas com diárias e passagens deverão ser custeadas pelo interessado ou por sua instituição de vínculo empregatício.

Os alunos receberão, após a realização do curso, certificado de participação.

Serão oferecidas 36 vagas para profissionais brasileiros e estrangeiros da área de monitoramento de recursos hídricos.

Será disponibilizado ao aluno o material didático, porém é necessário que os participantes levem notebook para acompanhamento do curso.

Parceiros: Organização do Tratado de Cooperação Amazônica - OTCA, UNESCO, Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Hidrométrica Ltda., COHIDRO, Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas - SEMA.

Período de Inscrição: De 11 de junho à 01 de julho de 2018.

Divulgação da seleção: Já disponível (clique aqui).

Data de realização: De 23 de agosto a 1 de setembro de 2018.

Local: Manaus e Manacapuru - AM

Folder e Programação (clique aqui)

Lista do selecionados (clique aqui)

Fotos - XI Edição - 2012

Fotos - X Edição - 2011

Fotos - IX Edição - 2010

Fotos  - X Edição - 2009

Fotos - VII Edição - 2008

Consulte o material didático.

Saiba mais sobre a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) clicando aqui.

Assista o Documentário da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) clicando aqui.