Página inicial > Temas > Governança, Comunicação e Participação Social > Análise Política Aplicada à Governança na Gestão de Recursos Hídricos

Análise Política Aplicada à Governança na Gestão de Recursos Hídricos

Tema: Governança, Comunicação e Participação Social

Carga Horária: 40 horas, das quais 20 horas presenciais e 20 horas a distância

Modalidade: Semipresencial

Inscrições: Encerradas

Resultado da Seleção: 30 de maio (Lista de selecionados aqui)

Data do curso a distância: 4 de junho a 15 de julho de 2018 (6 semanas)

Data do momento presencial: 18 a 20 de julho de 2018

• Representante em instância colegiada: Comitês de Bacias, Conselhos de Recursos Hídricos.
  • Servidor/ funcionário de órgão executivo: Nacional, Estadual, Municipal, Entidade Delegatária/Agência de Bacia.

Objetivos da aprendizagem: Ao final do curso, espera-se que os participantes tenham condições de compreender aspectos político-institucionais da gestão hídrica; incorporar à prática profissional abordagens e conceitos da ciência política; e reconhecer dilemas da gestão de políticas públicas na democracia contemporânea.

1) Conceitos fundamentais: autoridade, poder, Estado, instituições, participação e representação

2) Sistema político: federalismo e relações intergovernamentais, administração pública e sistema de regulação;

3) Sujeitos políticos: burocracia, empresas, partidos, ONGs, mídia e movimentos sociais;

4) Gestão de políticas públicas: processos de decisão e mecanismo de implementação, arranjos institucionais e capacidades estatais;

5) Governança democrática: desafios das instâncias de gestão participativa, efetividade da participação social na gestão pública.

Este curso é disponibilizado na modalidade semipresencial. A parte a distância será via internet, por meio da plataforma Moodle, autoinstrucional (sem tutoria), ou seja, o aluno navega livremente, ao longo da vigência do curso, pelos conteúdos sequenciados por módulos, sem auxílio e/ou orientação de tutor.

O curso contará com um vídeo de boas vindas com as orientações gerais do curso à distância e dois atendimentos online para estimular a interação prévia com o conteúdo, sendo um chat no meio do curso e um webinário às vésperas da fase presencial.

Nas aulas presenciais serão realizadas exposições dialogadas e atividades em grupo para a aprofundamento dos conteúdos ministrados.

A parte a distância precisa ser realizada em até 6 semanas, conforme cronograma da turma.

Recomenda-se a dedicação média de 5 horas por semana para realização do curso.

A participação no momento presencial é condicionada à aprovação no módulo a distância.

O módulo a distância dispõe de exercícios de revisão em cada módulo.

Seleção:

O curso é gratuito e possui vagas limitadas, após a inscrição os participantes passarão por uma seleção para as 30 vagas disponíveis. A seleção levará em consideração:

- Prioridade para técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos e membros de Comitês de Bacia e Conselhos de Recursos Hídricos;

- Participação em cursos anteriores da ANA relacionado a governança, participação e ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

- Histórico de desistências e/ou reprovações deste e de outros cursos em oportunidades anteriores.

- Preenchimento da justificativa de interesse pela capacitação, como por exemplo a relação entre os objetivos do curso e as atividades desempenhadas no trabalho do candidato, a disponibilidade para a dedicação diária recomendada e para o comparecimento presencial nos dias 18 a 20 de julho em Brasília – DF.

- Representatividade dos Estados.

O resultado da seleção será anunciado até dia 30 de maio por email. (Lista de selecionados aqui)

IMPORTANTE!

Caso o candidato perceba que, por qualquer motivo, não terá a disponibilidade de tempo indicada para dedicação ao curso, será possível cancelar a inscrição. Se o curso ainda não tiver começado, a inscrição poderá ser cancelada por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Caso já tenha começado, ela poderá ser cancelada, em até 15 dias, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A não comunicação da desistência implicará em seleções futuras.

Informamos que cada participante deverá arcar com os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem.