Introdução à Ciência Política

Modalidade: Semipresencial

Data do curso a distância: 4 de setembro a 20 de outubro de 2017

Data do momento presencial: 24 a 26 de outubro de 2017

Local: Agência Nacional de Águas, Setor Policial Sul, área 5, bloco M, Sala de Vidro

• Representante em instância colegiada: Comitês de bacias, Conselhos, etc.
  • Servidor/ funcionário de órgão executivo: Nacional, Estadual, Municipal, Entidade Delegatária/Agência de Bacia.

Objetivos da aprendizagem: Ao final do curso, espera-se que os participantes tenham condições de compreender aspectos político-institucionais da gestão hídrica; incorporar à prática profissional abordagens e conceitos da ciência política; e reconhecer dilemas da gestão de políticas públicas na democracia contemporânea.

1) Conceitos fundamentais: autoridade, poder, Estado, instituições, participação e representação

2) Sistema político: federalismo e relações intergovernamentais, administração pública e sistema de regulação;

3) Sujeitos políticos: burocracia, empresas, partidos, ONGs, mídia e movimentos sociais;

4) Gestão de políticas públicas: processos de decisão e mecanismo de implementação, arranjos institucionais e capacidades estatais;

5) Governança democrática: desafios das instâncias de gestão participativa, efetividade da participação social na gestão pública.

Este curso é disponibilizado na modalidade semipresencial. A parte a distância será  via internet, por meio da plataforma Moodle, autoinstrucional (sem tutoria), ou seja, o aluno navega livremente, ao longo da vigência do curso, pelos conteúdos sequenciados por módulos, sem auxílio e/ou orientação de tutor.

A parte a distância precisa ser realizada em até 7 semanas, conforme cronograma da turma.

Recomenda-se a dedicação média de 5 horas por semana para realização do curso.

A participação no momento presencial é condicionada à aprovação no módulo a distância.

O módulo a distância dispõe de exercícios de revisão em cada módulo e de uma avaliação final, na qual será necessário atingir a pontuação mínima de 60% para aprovação e participação do momento presencial.

O curso é gratuito e possui vagas limitadas, após a inscrição os participantes selecionados irão receber um e-mail de confirmação.

A seleção levará em consideração a representatividade dos Estados.

Informamos que cada participante deverá arcar com os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem.

São 30 vagas com necessidade de seleção de participantes (pioridade para técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos e membros de comitês de bacia e conselhos de recursos hídricos).

Periodo de inscrição:  17 de julho a 18 de agosto de 2017.

Data do curso a distância: 4 de setembro a 20 de outubro de 2017.

Data do momento presencial: 24 a 26 de outubro de 2017.

Local: Agência Nacional de Águas, Setor Policial Sul, área 5, bloco M, Sala de Vidro, Brasília - DF

AS INSCRIÇÕES SE ENCERRARAM NO DIA 18/08/2017 ÀS 18h00min