Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Quem somos
Início do conteúdo da página

Capacitação da ANA

A Agência Nacional de Águas - ANA criou esse sítio para manter um canal de comunicação com os interessados em participar das ações de capacitação desenvolvidas ou apoiadas pela Agência. Oferecemos aqui:

ü  Informações sobre cursos e atividades de formação;

ü  Canais de diálogo e esclarecimentos de dúvidas;

ü  Plataforma para inscrições;

ü  Acesso a cursos a distância;

ü  Acesso aos conteúdos didáticos digitais – textos, vídeos, animações e jogos educativos.

A ANA tem entre suas atribuições estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Para isso, é responsável pela elaboração e a implementação de programas de capacitação e educação em vários níveis de formação, que vão do mais básico até conteúdos especializados em nível de pós graduação. Para saber mais, clique AQUI. Ela desenvolve essas ações para contribuir no compartilhamento e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para assegurar a proteção das águas doces no Brasil.

A água é um bem essencial à vida. Ela nos serve de muitas maneiras e está presente em todas as nossas atividades. Para garantir o direito de todos a esse bem natural tão precioso, é muito importante assegurar uma gestão adequada dos recursos hídricos. A gestão das águas doces é o conjunto de ações destinadas a regular e controlar o uso desse recurso, garantindo a sua proteção em conformidade com as leis e normas. No Brasil, essa gestão é feita por um conjunto de instituições e instâncias de participação social, do qual a ANA faz parte, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH.

As instâncias participativas – comitês de bacia hidrográfica, conselhos de recursos hídricos – ou as instituições gestoras executivas –  órgãos estaduais e federais, agências de água – integrantes do SINGREH demandam de seus técnicos e representantes competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) diversas para fazer frente à complexidade inerente à gestão das águas.

Assim, a ANA procura desenvolver competências em diversas áreas do conhecimento necessárias para a gestão de recursos hídricos, tais como: ciências agrárias, biológicas, exatas, sociais, humanas, dentre outras. Chamamos de competências os conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que um indivíduo ou instituição precisa para atuar. Cada ator do SINGREH, isto é, cada entidade atuante no Sistema, precisa de conjuntos de competências diversas.

Os públicos-alvo dessas ações de capacitação são servidores de órgãos executivos, representantes em instâncias colegiadas, formadores de opinião, os diferentes tipos de usuários da água e sociedade em geral, com ênfase nos jovens.

Os cursos oferecidos são gratuitos e podem ser presenciais, semipresenciais, e a distância, com ou sem tutoria.

Há também cursos ofertados em línguas estrangeiras atendendo aos países com os quais o Brasil estabelece cooperação nesse tema, prioritariamente, América do Sul, Caribe e países de língua portuguesa.                                                                            

A ANA também disponibiliza, de forma permanente e gratuita, em seu Acervo Educacional sobre Água – ConheceRH , diversos materiais didáticos com o tema “água” desenvolvidos para os cursos ou projetos educacionais. O objetivo é democratizar o acesso e estimular o aprendizado de forma autônoma por meio de trilhas formativas.   

A educação e a capacitação oferecidas pela ANA procuram qualificar profissionais para atuarem de forma competente e efetiva e estimulam ambientes favoráveis à discussão, negociação e busca de soluções de forma democrática, participativa e descentralizada.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página