Para promover uma nova cultura com a água é preciso que esse tema seja tratado em todos os níveis de formação, no ensino formal e não formal. Para a Educação Básica é possível destacar alguns produtos e iniciativas que estão disponíveis:

Materiais para jovens e multiplicadores;

o   Água em Curso – Jovens (Clique Aqui)

o   Água em Curso – Multiplicadores (Clique Aqui)

o   Água em Jogo (Clique Aqui)

Materiais didáticos com tema água para Educação Básica

A  ANA fomentou a produção de materiais didáticos com o tema água em parceria com 40 Instituições de Ensino Superior em todo o país, que estão sendo gradativamente disponibilizados no ConheceRH

Veja os materiais (Clique Aqui)

Formação de professores

A ANA tem aportado recursos para fomentar o Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – MPROFCIAMB.

Esse mestrado tem como objetivo possibilitar a formação continuada em nível de mestrado profissional de professores da educação básica e também de profissionais que atuem em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares, e aqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências.

O MPROFCIAMB é, assim, uma ponte importante de integração da ANA, Universidades e as escolas de educação básica, possibilitando que temas chave de pesquisas na temática das ciências ambientais, com ênfase no tema da água, alcancem as redes municipais, estaduais e mesmo escolas técnicas federais, e cheguem ao estudante.

Mais Informações (Clique Aqui)

Premiação de Professores

Reconhecimento e premiação de 6 professores da Educação Básica, de escolas públicas, que desenvolvem boas práticas educacionais com o tema água, com categorias que vão da creche ao ensino médio, esses professores participarão do 8º Fórum Mundial da Água apresentando suas experiências para todo o mundo.

Veja a notícia