Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > FAQ - Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

 

1. Os cursos da ANA são pagos?

Não. Todos os cursos que a ANA oferece são GRATUITOS, pois não há custos diretos aos cursistas. No entanto, os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem, no caso de cursos presenciais e semipresenciais, são por conta dos participantes.

 

2. Quem pode fazer os cursos da ANA?

Depende do curso. A maioria dos cursos oferecidos é aberta a todos, mas, em alguns casos, os cursos são destinados a um público-alvo específico, por exemplo, técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos


3.    Quando são realizadas as inscrições para os cursos?

As inscrições para a maioria dos cursos são abertas na primeira semana de todo mês. Veja o quadro abaixo:

 

Tipo de Curso

Período de inscrição

Observações

Cursos EaD sem Tutoria

Mensalmente

Inscrições na primeira semana de todo mês.

Cursos EaD com Tutoria

Específico

Período de inscrições específico, sempre informado na página de cada curso.

Cursos Semipresenciais

Cursos Presenciais

 

4. Como me inscrevo nos cursos?

As inscrições para o curso são feitas mediante cadastro no portal de Capacitação da ANA. Este cadastro pode ser feito na Área de login ou na página de cada curso com inscrições abertas.

Após ter se cadastrado e criado o seu perfil, faça o login no portal com seu usuário e senha. Em seguida, no menu “cursos”, clique no item “Inscrições Abertas”, escolha o curso e clique no botão “Inscreva-se”, conforme o demonstrado abaixo:

 

Gif Inscries gif

 

Pronto! Depois de efetuada a inscrição, será mostrado na tela uma mensagem de “Inscrição efetuada com sucesso! Aguarde a data de início do curso para poder acessá-lo”.

No caso dos cursos a distância, até a data de início dos cursos, você receberá um e-mail relembrando do período de início do curso no qual você se inscreveu.

 

5. Para que serve a área de login no site?

Área de Login

 

 

A área de login (imagem ao lado) serve para os alunos já cadastrados acessarem o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), para se cadastrarem ou, se necessário, recuperar os dados de usuário e senha.

 

 

 

 

 

 

6. Como faço para acessar os cursos que me inscrevi?

Na área logada, clique na opção “ver salas em que estou inscrito”, no item “Meus Cursos”. Logo depois, será listado todos os cursos que você se inscreveu.

 

salasqueestouinscritosite gif

7. A ANA só oferece cursos na modalidade EaD (Ensino a Distância)?

Não. Também oferecemos cursos semipresenciais e presenciais.

Clique aqui e saiba mais sobre as modalidades de cursos oferecidos pela ANA.

 

8. Quantas vagas são oferecidas em cada curso?

Nos cursos EaD as vagas são ilimitadas e não envolvem um processo de seleção. Já para cursos presenciais e semipresenciais, há um número limitado de vagas e, por isso, um processo de seleção de acordo com o público-alvo do curso.

 

9. Como funciona esse processo de seleção?

O processo de seleção é feito por nossos especialistas que avaliam os dados informados no processo de inscrição, principalmente o currículo e histórico profissional dos candidatos. Caso haja excedente de candidatos para as vagas disponibilizadas, será criada uma lista de espera que será acionada no caso de desistências.

 

10. O que fazer no caso de desistência de um curso?

 

Para comunicar a desistência de um curso, entre em contato com o suporte (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e informe o seu nome, CPF, nome do curso e motivo do cancelamento.

 

Ressaltamos, que nos cursos presenciais e semipresenciais é obrigatório o aviso prévio de desistência para que a vaga seja disponibilizada ao próximo candidato da lista de espera. A não comunicação da desistência poderá prejudicar o candidato em seleções futuras.

 

11. Posso fazer mais de um curso simultaneamente?

Pode sim. Mas atente-se aos prazos e a sua disponibilidade de tempo.

 

12. Como eu faço para emitir o meu certificado?

O certificado sempre fica disponível assim que você terminar todos os módulos do curso na aba "Avaliação Final". Lembramos que, antes de emitir o certificado, você deve responder a pesquisa de satisfação. Veja a imagem abaixo:

 

Aba de Avaliação Fina e Pesquisa de Satisfação

Depois de responder a pesquisa de satisfação e obter nota superior a 60% na avaliação final, você pode emitir o seu certificado.

Lembrete: A pesquisa de satisfação e a avaliação final só ficam disponíveis durante o período de realização do curso.

 

13. Como faço para emitir uma 2ª via de um certificado antigo?

É fácil! Na Área Logada, basta clicar em “Ver meus documentos” no item “Meus Documentos”.

 

emissão de certificados antigos

 

 

Caso você possua algum certificado antigo, este estará listado e disponível para que seja emitido.

Caso não encontre o seu certificado, mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando seu nome completo, CPF, nome do curso e período de realização para averiguarmos a sua situação. O prazo de resposta é de 15 dias.

 

14. Como faço para mudar ou atualizar os meus dados na plataforma de ensino da ANA?

Alguns dados podem ser alterados pelo usuário. No entanto, existem campos bloqueados, no qual só a secretaria do curso pode alterar. Assim, caso necessite de atualizar as informações destes campos bloqueados, solicite a mudança dos dados à UNESP enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

15.    Como proceder em caso de problema técnico no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)?

Os nossos cursos são oferecidos em uma parceria com a UNESP, assim, diante de qualquer problema técnico no ambiente de aprendizagem entre em contato com o suporte da UNESP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

 Ainda está com dúvidas? Mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página