Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > FAQ - Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

 

1.    Os cursos da ANA são pagos?

Não. Todos os cursos que a ANA oferece são GRATUITOS, pois não há custos diretos aos cursistas. No entanto, os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem, no caso de cursos presenciais e semipresenciais, são por conta dos participantes.

 

2.    Quem pode fazer os cursos da ANA?

Depende do curso. A maioria dos cursos oferecidos é aberta a todos, mas, em alguns casos, os cursos são destinados a um público-alvo específico, por exemplo, técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos.

 

3.    Como me inscrevo nos cursos?

Atualmente as inscrições são feitas mediante o envio de formulário on-line (Google Forms) disponível na página de cada curso.

As inscrições para a maioria dos cursos são abertas na primeira semana de todo mês.

No caso dos cursos a distância, até a data de início dos cursos, você receberá uma mensagem de efetivação de sua matrícula com o login e senha para o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).

 

4.    Para que serve a área de login no site?

Área de Login

 

 

Esta área de login (imagem ao lado) serve para os alunos já cadastrados acessarem o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).

 

O nome de usuário e senha são enviados por e-mail junto com a efetivação da matrícula até a data de início do curso.

 

 

 

 

5.    Ainda não recebi o meu e-mail informando a efetivação da matrícula de usuário e senha. O que devo fazer?

Verifique a sua caixa de SPAM (lixo eletrônico). Se ainda assim não encontrar o e-mail, entre em contato com o suporte da UNESP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e relate o ocorrido.

Atenção! – Às vezes o e-mail não é recebido devido a erros de digitação, portanto, tome cuidado ao digitar seus dados no formulário de inscrição.

 

6.    A ANA só oferece cursos na modalidade EaD (Ensino a Distância)?

Não. Também oferecemos cursos semipresenciais e presenciais.

Clique aqui e saiba mais sobre as modalidades de cursos oferecidos pela ANA.

 

7.    Quantas vagas são oferecidas em cada curso?

Nos cursos EaD as vagas são ilimitadas e não envolvem um processo de seleção. Já para cursos presenciais e semipresenciais, há um número limitado de vagas e, por isso, um processo de seleção de acordo com o público-alvo do curso.

 

8.    Como funciona esse processo de seleção?

O processo de seleção é feito por nossos especialistas que avaliam os dados informados no processo de inscrição, principalmente o currículo e histórico profissional dos candidatos. Caso haja excedente de candidatos para as vagas disponibilizadas, será criada uma lista de espera que será acionada no caso de desistências.

 

9.    O que fazer no caso de desistência de um curso?

No caso de um curso EaD, não há necessidade de cancelamento.

Nos cursos presenciais e semipresenciais é obrigatório o aviso prévio de desistência para que a vaga seja disponibilizada ao próximo candidato da lista de espera. A não comunicação da desistência é critério para desabilitar o candidato a participar de outros cursos presenciais ou semipresenciais da ANA.

 

10. Posso fazer mais de um curso simultaneamente?

Pode sim. Mas atente-se aos prazos e a sua disponibilidade de tempo.

 

11. Como eu faço para emitir o meu certificado?

Antes de emitir o certificado, você deve responder a pesquisa de satisfação na aba de “Avaliação Final”.

Aba de Avaliação Fina e Pesquisa de Satisfação

Depois de responder a pesquisa de satisfação e obter nota superior a 60% na avaliação final, você pode emitir o seu certificado.

Os certificados emitidos a partir de 2017, ficam disponíveis no ambiente virtual (Moodle).

Clique aqui para obter um passo a passo de como emitir o seu certificado.

 

12. Como faço para emitir uma 2ª via de um certificado antigo (obtido antes de 2017)?

É fácil! Basta nos mandar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando seu nome completo, CPF, nome do curso e período de realização. O prazo de resposta é de 15 dias.

 

13. Como faço para mudar ou atualizar os meus dados na plataforma de ensino da ANA?

É só você solicitar a mudança dos dados à UNESP enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

14. Como proceder em caso de problema técnico no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle)?

Os nossos cursos são oferecidos em uma parceria com a UNESP, assim, diante de qualquer problema técnico no ambiente de aprendizagem entre em contato com o suporte da UNESP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 Ainda está com dúvidas? Mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página