Vazões Ambientais

Carga horária: 24h/aula

Modalidade: Presencial

Local de realização:

Sala de Capacitação (Bloco L) da Agência Nacional de Águas – ANA em Brasília, DF (Clique aqui para ver no mapa)

Inscrições: Encerradas

Número de vagas: 30 (ampliado para 36 vagas)

Divulgação da lista dos candidatos selecionados: 20 de agosto de 2019 (Clique aqui para acessar)

Divulgação da 1ª chamada da lista de espera: 28 de agosto de 2019

Instituições organizadoras:

ANA - Agência Nacional de Águas (Brasil)

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

ABC/MRE – Agência Brasileira de Cooperação/Ministério das Relações Exteriores

Coordenador do curso:

- Prof Dr. Walter Collischonn (professor de hidrologia do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS)

Instrutores:

- Prof Dr. Walter Collischonn; Prof Dr. Christopher F. Souza (professor associado I da Universidade Federal de Alagoas);

- MSc. Sidnei G. Agra (Consultor na área de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos).

Objetivo

Capacitar os participantes para a compreensão de conceitos sobre vazões ambientais.

Idiomas

O Curso será proferido em português com tradução simultânea para o espanhol e o inglês.

Público-alvo:

O curso é destinado a técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos e de meio ambiente do Brasil, países da América Latina, Caribe e países de língua portuguesa responsáveis pela implementação das políticas públicas de recursos hídricos e dos instrumentos de gestão.

Clique aqui para ter acesso a programação.

Aspectos logísticos:

- Critérios para seleção dos participantes: o principal critério utilizado para a seleção é o de que os candidatos sejam servidores que atuem diretamente, em seus órgãos respectivos, na área de especialidade do curso, a saber, na determinação de vazões ambientais. Além disso, para estarem qualificados a participar do curso os candidatos deverão, preferencialmente:

1. Ter vínculo com órgãos gestores de recursos hídricos, na esfera nacional, estadual ou municipal;
  2. Ser o gerente e/ou técnico local da área de recursos hídricos e com responsabilidade no tema objeto do curso;
  3. Ter mais de três (3) anos de experiência na área relacionada;
  4. Ter menos de cinquenta (50) anos de idade.

- Os custos de participação dos candidatos selecionados serão cobertos pelas instituições organizadoras, incluindo:

• Custos do curso;
  • Traslado do aeroporto de Brasília até o local de hospedagem (hotel, a ser definido) contratado para os participantes estrangeiros e vice-versa;
  • Hospedagem (exclusivamente para os candidatos dos países da América Latina - exceto o Brasil, Caribe e CPLP);
  • Refeições, a saber:
    • Café da manhã no hotel (exclusivamente para os candidatos dos países da América Latina - exceto o Brasil, Caribe e CPLP);
    • Almoço no local do curso;
    • Jantar no hotel (inclusive no dia 23 de setembro de 2019, exclusivamente para os candidatos dos países da América Latina - exceto o Brasil, Caribe e CPLP)
    • Coffee-break;
  • Traslado entre o local de hospedagem contratado para os participantes estrangeiros (hotel a ser definido) e a ANA e vice-versa.

- NÃO estão cobertos os custos:

• Custos extras, como, por exemplo, táxi, telefonemas, frigobar etc.;
  • No caso de participantes brasileiros, o deslocamento até Brasília (DF) e de retorno à sua cidade de origem; e
  • Para os candidatos de todas as nacionalidades, incluindo os brasileiros, o traslado de sua cidade de origem até o aeroporto/rodoviária/estação de trem e vice-versa.

Por fim, recomenda-se que os participantes venham munidos de seu computador (notebook).

Fichas Informativas:

Curso de Vazões Ambientais